Recursos de
Acessibilidade:  
Tecle Alt+1 : ir ao conteúdo Tecle Alt+2 : ir ao mapa do site Texto menor Texto maior Contraste                 
 
 
 
 
Panorama, 28 de abril de 2017 | COMO CHEGAR ATÉ NÓS ATRAVES DE SUA LOCALIZAÇÃO:
Secretaria da Educação

Webline Sistemas

Inicio da colonização 


O povoado de Panorama foi criado no município de Paulicéia, com terras desmembradas do distrito de Gracianópolis. O projeto da extensão ferroviária da Cia. Paulista de Estrada de Ferro, foi o causador do desenvolvimento do município.

 

Nascida do sonho de um dos maiores urbanistas brasileiros Prestes Maia, Panorama tem sua história iniciada no ano de 1946, quando Quintino de Almeida Maudonnet abriu aqui uma serraria.

 

O sr. Quintino de Almeida Maudonnet, empresário de tradicional família campineira, informado, em 1945, por amigos, que a Cia. Paulista de Estradas de Ferro tinha planos de estender os seus trilhos até a divisa do Estado de S.Paulo com Mato Grosso, decidiu formar uma sociedade para comprar a Fazenda São Marcos Evangelista com m/m 2.700 alqueires junto ao ribeirão das Marrecas, margeando o Rio Paraná, terras devolutas cuja posse era do Sr. José D´Incáo, farmacêutico em Presidente Wenceslau, Alta Sorocabana. Participaram da Imobiliária Panorama Ltda., constituída em 11-12-1945 : Quintino de Almeida Maudonnet, Quintino de Almeida Maudonnet Filho, Arthur Maudonnet, Júlio Revoredo, Aníbal de Andrade, José Ribeiro de Almeida, Guilherme Plichta, Guilherme Rehdder e, como consultor jurídico, Nelson Noronha Gustavo Filho. Aníbal de Andrade, amigo e oficial de gabinete do ex- Prefeito de S. Paulo, Dr. Prestes Maia, notável engenheiro-urbanista, convidou-o para visitar a região .

 Encantado com o lugar, com o PANORAMA , com as belezas e potencialidades do rio Paraná, ele, o urbanista, se propôs planejar uma futura cidade, já que, Conselheiro da Cia Paulista de Estradas de Ferro, tinha conhecimento que aquele seria o ponto final dos trilhos. A planta da cidade ficou pronta e foi apresentada, em Julho de 1946, pelo Dr. Prestes Maia, juntamente com extenso relatório, em uma reunião no Hotel Términus, em Campinas, com a presença de autoridades e pessoas da sociedade campineira que se maravilharam com a concepção da planta e com o resumo oral do relatório.

Como início, a sociedade contratou madeireiros para desmatar a área prevista para o Patrimônio, montou uma serraria na barranca do rio e as primeiras tábuas serviram para construir um hotel, o Rancho Alegre, a casa da sede e dez casinhas para os peões sob a orientação e supervisão do socio-administrador Guilherme Plichta. As despesas ultrapassaram as previsões e, em 1948, o Sr. Quintino percebeu que não podia continuar com o empreendimento (estava já em dívida com os madeireiros e com Bancos), e, em contato com o Dr Nelson Noronha Gustavo Filho, seu conselheiro jurídico e Presidente da Companhia Imobiliária Campineira, sucessora da Imobiliária Campineira Ltda, fundada pelo Sr. Rodion Podolsky, e Dr. Domicio Pacheco e Silva, sugeriu que essa firma assumisse os encargos e se incumbisse de desenvolver o plano.

Os Srs. Rodion Podolsky e Augusto Nadalutti, responsáveis pela parte comercial da Imobiliária Campineira, analisaram o problema e chegaram à conclusão de que única maneira de solucioná-lo seria transformar a Panorama Ltda. em Sociedade Anônima de capital aberto.

 Para concretizar a S.A., ela precisava de subscritores das ações e, com isso, obter recursos. O Sr. Podolsky, reuniu oitenta e duas pessoas das mais representativas de Campinas e as convidou para uma excursão a Panorama.No Hotel Rancho Alegre foi servido um churrasco saboroso e, depois, todos puderam maravilhar-se com as belezas do local e com o caudaloso Rio Paraná, na majestade dos seus l.200 mts. de largura. O Sr. Podolsky, com a sua comunicabilidade e maneira inata de sugestionar, fez com que cada um, antevisse, na própria imaginação, a bela cidade que viria a ser Panorama.

A maioria, subscreveu as ações da recém- criada Panorama S.A., cuja Diretoria eleita e registrada na Junta Comercial sob o n°. 38.408, em 22.06.l948, - em substituição à de 16.04.48 - ficou assim constituída : Diretor Presidente, Dr. Nelson de Noronha Gustavo Filho, advogado; Diretor Vice-Presidente, Dr. Edmundo Barreto, advogado; Diretor Secretário, Dr. Arlindo de Lemos, médico; Diretor Comercial, João Brásio, corretor; Diretores Técnicos, Drs. Domício Pacheco e Silva e Simão Podolsky, engenheiros e Diretor Gerente, Augusto Nadalutti, Administrador de Empresas.







melhor utilizado Firefox - Chrome - Ie9 ou superior
















Galeria Multimídia
Galerias
Avenida rodion podolsky, 1995 - Potiguara
- CEP 17.980-000 - Panorama - SP
Telefone: (18) 3871-9090
Total de Visitas: 19736   |  Online: 6
Última atualização: 28/04/2017 09:12:16



SIC - Serviço de Informação ao Cidadão
Nome: Município de Panorama
E-mail: secretariageral@panorama.sp.gov.br
Telefone para esclarecimentos: (18)3871-9090
Endereço: Av. Rodion Podolsky, 1995 - Centro
Atendimento: 07:30 as 11:00 e das 13:00 as 17:00
2017 © Todos os direitos reservados